terça-feira, 9 de junho de 2009

Como Gastar Menos Combustível

É sempre bom gastar menos combustível do seu carro evitando gastos no bolso, estamos passando algumas dicas para gastar menos combustível.

1. Nao é necessário esperar o motor aquecer. Saia logo que ligar seu carro apenas nao force o motor nos primeiros minutos.
2. Nao acelere antes de desligar o motor. Além da queima desnecessária de combustível, voce estará diluindo o óleo lubrificante de motor com o combustível nao queimado.
3. Acelere de maneira progressiva. Vá acelerando gradativamente, pressionando o acelerador a medida que se fizer necessário.
4. Ao ligar o carro, nao acelere. Se há alguma dificuldade para fazer pegar, é sinal de que o motor está desregulado.
5. Solte o acelerador antes de parar o carro, usando o freio motor.
6. Nao acelere entre as mudanças de marchas, quando estiver com o pé na embreagem.
7. Freadas e arrancadas bruscas aumentam o consumo. Procure manter uma velocidade cosntante.
8. Se o semáforo fechar, diminua a velocidade gradativamente, evitando manter a aceleraçao e frear forte só quando estiver próximo ao cruzamento.
9. Procure fazer a troca de marchas dentro da faixa de giro do motor recomendada (varia em torno de 3.000 rpm). Nao estique as marchas desnecessariamente.
10. Nao dirija em alta velocidade. O consumo andando a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h.
11. Andar com giro baixo em marchas longas - 40 km/h em 5> marcha por exemplo - força o motor e aumenta o consumo.
12. Se for ficar parado por mais de 2 minutos, desligue o motor. O consumo é maior do que desligá-lo e ligá-lo novamente.
13. Nas descidas, utilize a mesma marcha que seria necessária para subir.
14. Retire do carro todos os objetos desnecessários. Eles aumentam o peso do veículo e consequentemente o consumo. Em uso urbano, acessórios como hi-lift, pranchas, patescas e outros só servem para aumentar o peso.
15. A utilizaçao do ar condicionado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível.
16. Os pneus devem estar sempre calibrados. Lembre-se de recalibrá-los se for preciso diminuir a pressao em trilhas mais técnicas com pedras ou areia.
17. Viaje com os vidros fechados, diminuindo assim o arrasto aerodinâmico.
18. Bagageiro normalmente causa resistencia ao deslocamento. Se nao estiver em uso, o ideal é retirá-lo.
19. Bagageiros muito cheios atrapalham a aerodinâmica. De preferencia a modelos fechados (com desenho aerodinâmico) ou a colocar as bagagens no porta-malas.
20. Verifique periodicamente o estado dos cabos, velas e bobina, mantendo-os ajustados. Um bom funcionamento da igniçao é fundamental para uma boa queima de combustível.
21. Mantenha a direçao alinhada e as rodas balanceadas.
22. Ao abastecer, verifique se a tampa foi devidamente fechada, evitando um possível vazamento - principalmente em trilhas onde é comum seu carro ficar inclinado.
23. Confira o estado da tampa do tanque. Se a vedaçao nao estiver bem feita, a evaporaçao pode aumentar seu gasto com combustível.
24. Ao abastecer, nao deixe que o frentista encha o tanque além do desligamento automático da bomba. O excesso pode transbordar e ainda corroer a pintura do veículo e danificar o canister (filtro dos gases do tanque).
25. Também para evitar a evaporaçao do combustível, procure estacionar a sombra.
26. Só abasteça em postos de confiança para evitar gasolina adulterada.
27. Com o tempo, a gasolina pode oxidar e formar uma espécie de goma que vai se depositando no sistema de alimentaçao acarretando um aumento de consumo. O uso de aditivos ou gasolina aditivada ameniza este problema.
28. Mantenha o motor regulado. Carburador, distribuidor e sensores dos bicos de injeçao deverao estar com manutençao em dia.
29. Se seu carro possuir roda-livre manual, evite andar na posiçao 4x4 sem necessidade. Rodando no asfalto, utilize sempre a posiçao 4x2.
30. Verifique o estado do catalisador. Danificado, ele pode fragmentar-se em pedaços que dificultam a saída dos gases de escape.
31. Embreagem patinando o força a acelerar mais para fazer o carro andar.
32. Mantenha o filtro de ar limpo. Faça a limpeza sempre que enfrentar muita poeira e substitua-o conforme a recomendaçao do manual do carro.
33. Após andar em lama e barro, de ao menos uma ducha no jipe para tirar o excesso de barro acumulado, principalmente nas rodas.
34. Verifique os freios. Eles podem estar segurando o jipe mesmo sem ser acionado.
35. Verifique sempre o nível de óleo lubrificante.

Um comentário:

O bEM viVER disse...

Nossa, bem que são ótimas dicas, boas mesmo. Só é preciso uma leitura diária, pra gravar. Rsrsrsrsrs.

Mas é sério, tem coisas simples que eu nem imaginava.

Lena


eXTReMe Tracker